segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

VIDA RELIGIOSA INSERIDA E SOLIDÁRIA, UMA CHAMA QUE ARDE!


 
- A VIDA EM MISSÃO A PARTIR DO EXEMPLO DE JESUS CONTINUA –

A chama ainda arde! No mistério pascal de Jesus Cristo, que reconheceu a presença do Espírito de Deus em sua vida, para agir, somos convidadas a ressurgir sempre de novo das próprias cinzas, a caminharmos entre luzes e sombras, confiando que somos capacitadas constantemente a sermos o quanto possível, sua presença no mundo, na realidade que hoje se apresenta.

A Vida Religiosa Inserida e Solidária é desafiada a ser uma presença constante, orante, muitas vezes silenciosa e discreta no meio do povo. Visibiliza e materializa a bondade, ternura e presença misericordiosa de Deus, na vida das pessoas. A Vida Religiosa Inserida e Solidária acolhe, escuta, afaga, sara, protege, abençoa, reivindica vida digna, justiça e direitos nas instâncias públicas pertinentes.

A Vida Religiosa Inserida e Solidária está comprometida com a organização, com a formação de comunidade e de forma disponível e profética cuida da vida e da criação e do nosso planeta. Faz a Leitura Orante da Bíblia, iluminando a nossa realidade de hoje.

Recordando elementos de uma memória realizada alguns anos atrás, por Ir. Inês Pretto, vemos que temos uma história muito bonita, tanto das diferentes Congregações masculinas e femininas, quanto no seu conjunto enquanto CRB/RS.

Foi a aproximação com a vida do povo simples e pobre que modificou, na época, a organização e disciplina uniforme da nossa Vida Religiosa Consagrada. A inserção em meios populares desencadeou muitas transformações. A inserção mexeu muito nos elementos que sustentam a VR: a experiência de Deus, a vida comunitária e a vida apostólica, o que hoje chamamos de Núcleo Identitário.

Elementos fundamentais das primeiras comunidades de inserção que imprimiram um caráter de proclamação dos carismas fundacionais, são conquistas que foram incorporadas à Vida Religiosa Consagrada e merecem destaque:

Ø  O estilo despojado e pobre das Irmãs, Irmãos e Padres que optavam pela inserção.

Ø  A radicalidade do engajamento com a causa dos empobrecidos.

Ø  Uma espiritualidade fortemente bíblica, encarnada.

Ø  Uma Metodologia popular transformadora.

Muitos desafios foram criados para quem se inseriu nos meios populares e para quem permaneceu nas escolas, hospitais e para quem estava nas funções de coordenação e na formação das Províncias e Congregações. Hoje, a realidade mudou bastante, porém, quem escolheu e buscou este caminho de inserção como opção de vida, carregará sempre no coração esta opção, mesmo que a vida lhe exigir outros caminhos.

 

Como Equipe de Vida Religiosa Inserida e Solidária, da CRB/RS, atualmente, realizamos cada ano dois encontros bem distintos: no 1º semestre - mais num caráter de reabastecimento para a missão, fortalecimento, mística, os assim chamados Dias de Espiritualidade da Vida Religiosa Inserida e Solidária. Neste ano de 2014, com o tema: A práxis Libertadora de Jesus - Parábolas do Reino em Mateus, com a sábia assessoria de Ildo Bohn Gass do CEBI. Revitalizamos neste encontro a alegria no seguimento de Jesus e sua práxis libertadora, a serviço dos mais pobres e necessitados, contribuindo solidariamente na construção do Reino de Deus.

No 2º semestre, em agosto 2014, realizamos o Seminário Estadual da Vida Religiosa Inserida e Solidária, com o Tema: “Profecia e Missionariedade em tempo de mudança”, incluindo uma necessária análise de conjuntura, com a competente assessoria de João Pedro Stédile e Frei Luiz Carlos Susin. No domingo ainda tivemos uma importante partilha do Pe. João Cimadon, Scalabriniano, do Setor de Migrações do Regional Sul 3 da CNBB, sobre a realidade dos migrantes que chegam, cada vez, em maior número ao nosso Estado, sendo um clamor e preocupação constante, pois necessitam de ajuda e acompanhamento.

Convidamos a cada religioso e religiosa a visitar o nosso Blog, http://vrinserida.blogspot.com.br/ onde poderá encontrar a memória de nossa caminhada, textos de aprofundamento, relatórios e fotografias. Quem quiser enviar alguma partilha de sua vida em missão ou artigo, poderá fazê-lo, que será postado.

Todas as programações desta equipe da CRB/RS estão abertas para a participação de todos e todas. Para o ano de 2015, já temos uma bela programação encaminhada, a partir das sugestões que recebemos. Na programação da CRB e no Blog, podemos nos orientar e acompanhar. Desde já Boas Vindas!

 

Em nome da Equipe: Ir. Clarice Heck, fpcc e Ir. Mª Helena Lorscheiter, idp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário