“ Inserção a partir das mulheres bíblicas”
Encontramos-nos em Porto Alegre, RS nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2012, na Casa da Juventude, para vivenciarmos a Espiritualidade da Inserção a partir das Mulheres Bíblicas. Revivemos o encontro das mulheres bíblicas dos textos sagrados - Miriam, Débora e Rispá - com as mulheres bíblicas do atual contexto sagrado! A resultante deste encontro foi a vida renovada; a fidelidade celebrada; o profetismo revelado, principalmente, na força vibrante dos cabelos brancos.
Aí estivemos Irmãs e Irmãos da Caminhada para animar a mística e aquecer o coração; para afirmarmos com a vida e a voz “Javé o Deus dos pobres, do povo sofredor, aqui nos reuniu pra cantar o seu louvor; pra nos dar esperança e contar com sua mão na construção do Reino” e para tanto “é preciso ter manha, é preciso ter graça é preciso ter sonho sempre! Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”.
A Irmã Lucia Weiler nos ajudou na reflexão e vivencia destes dias a partir da chave de leitura das mulheres levitas. Levita é a tribo que pertencia a todas as tribos, pois era a expressão viva da memória de Javé, o Deus que caminha junto com o povo. Levita não tem terra pois sua herança é Javé. Levita zela para que o Deus da Vida e da Misericórdia seja a herança do povo!
As mulheres levitas, Miriam, Débora e Rispá nos conduziram de forma audaz e astuta pelas margens do Nilo até a solidão de viver a expulsão do acampamento; nos convidaram a escutar o povo, convocar a coalizão das tribos e saber fazer aliança em meio às diferenças; nos convocaram a acreditar que até mesmo o protesto solitário, persistente, aparentemente inútil... Também é capaz de questionar a atitude covarde e corrupta de reis prepotentes. Enfim, nos lembraram que a Vida é linda, é dom, é o sopro da Divindade... Deus Fidelidade, Deus Ternura, Providência, Divina Sabedoria...
Ir. Maria do Socorro
Nenhum comentário:
Postar um comentário